A depressão já é considerada o “mal do século”. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) ela é um transtorno psiquiátrico que atinge milhões de pessoas em todo o mundo.
E em momentos difíceis como o que estamos vivendo, a depressão se tornou um grande aliado da saúde mental.
“O Brasil lidera os casos de depressão e ansiedade durante a pandemia do novo coronavírus, segundo pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP) em onze países.
As restrições durante a pandemia e o isolamento social, que tanto ajudam a conter o avanço da Covid-19, podem prejudicar a saúde mental. Segundo o estudo, o Brasil é o país que mais tem casos de ansiedade (63%) e depressão (59%).
Em segundo lugar está a Irlanda com 61% das pessoas com ansiedade e 57% com depressão, e os Estados Unidos, com 60% e 55%, respectivamente. “ Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br
No mundo, a doença é o principal fator de incapacidade, sendo também a principal causa de mortes por suicídio.
Mas, afinal, o que é depressão e como ela atua no nosso corpo?
A depressão é uma doença grave, que apresenta os seguintes sintomas:
- Tristeza profunda;
- Medo;
- Angústia;
- Baixa autoestima;
- Irritabilidade;
- Humor deprimido, que se caracteriza por desânimo persistente, baixa autoestima, sentimentos de inutilidade;
- Pensamentos suicidas;
- Perda de interesse em atividades que antes a pessoa apreciava;
- Mudança de apetite;
- Ganho ou perda de peso;
- Insônia ou mudança no sono;
- Dormir em excesso;
- Perda de energia ou fadiga acentuada;
- Entre outros.
A depressão afeta negativamente a forma como a gente se sente, pensa e vive. Contudo, existe tratamento, que geralmente envolve terapia.
No geral, todos nós nos sentimos tristes ou deprimidos às vezes. É uma reação normal quando nos deparamos com situações inusitadas e ferem nosso bem-estar.
Mas, quando essa tristeza é muito grande, dura por muito tempo e te impede de seguir sua rotina, ela pode ser um sinal de alerta para algo mais sério como a depressão.
Por isso, é importante saber quais são os sintomas que a doença apresenta. Além disso, estarmos atentos a diferenciação da tristeza e depressão, nessas e em outras situações nos sentimos tristes.
E é nessa diferenciação que temos dificuldade, nem sempre sabemos o momento em que estamos tristes ou em depressão e isso em alguns casos dificulta a hora de buscar ajuda profissional. Quanto mais cedo buscar ajuda, mais eficaz se torna o tratamento.
Depressão tem cura, o tratamento é feito em conjunto com o psiquiatra e psicólogo, os profissionais devem andar juntos no tratamento do problema, através de medicação e terapia.
Os tratamentos são complementares, mas são fundamentais para a cura.